Imagem divisao baixo Dedetizado em Curitiba
+ AMPLIAR +

Barata

Existem diversas espécies de baratas na natureza, mas em áreas urbanas duas espécies são predominantes, sendo essas a Blatella germanica conhecida como baratinha ou alemãzinha e a Periplaneta americana popularmente chamada de barata de esgoto.

Devido a grande diversidade de hábitos alimentares e ambientes que as baratas freqüentam, tornam-se possíveis disseminadoras de agentes patogênicos (vírus, bactérias e protozoários). Essa contaminação dos alimentos pode ocorrer através de fezes, vômitos, baratas mortas ou contato direto.

Uma característica importante das baratas urbanas é a eliminação de uma secreção repugnante da boca, impregnando os alimentos e locais com os quais têm contato, podendo ainda produzir substâncias alérgicas ao homem e aumentando os índices de infecções.

A Blatella germanica (barata alemã) é a menor das espécies de baratas, não possui o hábito de voar, sendo encontrada em cozinhas, restaurantes, padarias, copas. Abriga-se em locais quentes, como por exemplo, motores de freezers, geladeiras e comandos elétricos, e de difícil acesso como fendas e fissuras nas paredes. Sua preferência alimentar é por matéria orgânica como alimentos doces, gordurosos, queijos, cervejas, etc.

A Periplaneta americana (barata de esgoto) possui hábitos noturnos, podendo ser encontrada em locais quentes e úmidos como rede de esgoto, caixas de gordura, ralos, sanitários. Possui preferência alimentar por matéria orgânica em decomposição, como por exemplo, lixo.